Valéria Ferreira de Almeida e Borges

Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) em 1997. Fez residência em Gastroenterologia pela UFU em 2001. Médica do Hospital de Clínicas de Uberlândia (HCU) da UFU desde 2004 até o momento, onde exerce preceptoria da residência médica em gastroenterologia. É responsável pelo Ambulatório de Gastrohepatologia do Hospital de Clínicas da UFU. Possui título de Endoscopista pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva - SOBED (2005), de Gastroenterologista pela Federação Brasileira de Gastroenterologia - FBG (2008) e de área de atuação em Hepatologia pela Sociedade Brasileira de Hepatologia - SBH (2009). Realizou Mestrado em Ciências da Saúde pela UFU em 2010. Publicou vários artigos científicos em revistas importantes, como na Revista Radiologia Brasileira, o artigo: " Dopplerfluxometria da veia hepática em pacientes com esteatose não alcóolica", 2011, Jan/Fev. Atuou como professora na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) em 2015 e também na Faculdade de Medicina (FAMED) da UFU, de 2015 a 2017. Participa como Membro do CEP (Comitê de Ética em Pesquisa) da UFU, desde 2019 até o momento. Exerce a função de Investigadora Principal no Centro de Pesquisa Eurolatino Medical Research, desde 2017, com estudos multicêntricos internacionais, que abrangem também a população de Uberlândia e região, e inclusive, estão em fase de recrutamento (Estudo Quasar, Estudo Vivid por exemplo). Atualmente é Diretora técnica e médica do IGEP (Instituto de Gastroenterologia, Endoscopia e Proctologia), em Uberlândia. Revisora da Revista Médica de Minas Gerais (ScholarOne Manuscripts da Clarivate), desde 2021. (Texto informado pelo autor)

Helma Pinchemel Cotrim