Linhas de Pesquisa

ASPECTOS CLÍNICOS E FISIOPATOLÓGICOS DA RETROVIROSE HUMANA E OUTROS VÍRUS ASSOCIADOS
Esta linha de pesquisa visa estudar o HIV-AIDS e a infecção pelos vírus HTLV-1 e HTLV-2, Arbovírus, SARS-COV2 e Tuberculose, envolvendo aspectos de epidemiologia, imunopatologia, diagnóstico, comorbidades, qualidade de vida e tratamento. Existem colaborações internacionais nesta linha de pesquisa.
 
AVALIAÇÃO FUNCIONAL E REABILITAÇÃO DE DOENÇAS CRÔNICAS
Esta linha de pesquisa investiga os processos relacionados à avaliação físico-funcional e as repercussões das intervenções individuais e coletivas que visam a promoção, prevenção e reabilitação de pessoas com doenças crônicas. O objetivo principal é explorar os processos que envolvem a análise e avaliação das disfunções, métodos e recursos de intervenção clínica nas disfunções de pacientes com doenças crônicas, envolvendo ensaios clínicos, revisões sistemáticas e metanálises.
 
INVESTIGAÇÃO CLÍNICA E EPIDEMIOLOGIA DA ASMA
Os principais aspectos dessa linha de pesquisa são a investigação clínica e epidemiológica das doenças respiratórias e alérgicas, a identificação e prevenção de riscos futuros para asma, rinite e comorbidades e o estudo de evidências baseadas na saúde.
 
DOENÇA RENAL CRÔNICA, HIPERTENSÃO ARTERIAL E DOENÇAS CARDIOVASCULARES
Essa linha de pesquisa inclui investigações relacionadas à Doença Renal Crônica (DRC), Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e Doenças Cardiovasculares (DCV).
 
HEPATITE NÃO ALCOÓLICA POR STEATO E HEPATITE AGUDA E CRÔNICA E SUAS COMPLICAÇÕES
Essa linha de pesquisa inclui projetos envolvendo as doenças hepáticas mais frequentes. A hepatite pelos vírus B e C e a DHGNA da esteato-hepatite não-alcoólica são atualmente consideradas um problema de saúde pública devido às suas altas taxas de morbidade.
 
ESTUDO DE MALFORMAÇÕES FETAIS E DOENÇAS METABÓLICAS E INFECCIOSAS NA PEDIÁTRICA
Estudos etioepidemiológicos, clínicos, diagnósticos e terapêuticos de infecções em crianças com o objetivo de quantificar a carga da doença, identificar o perfil dos agentes, descrever as características clínicas mais relevantes e apresentar o melhor diagnóstico. Essa linha de pesquisa também estuda alterações maternas que podem interferir na formação, desenvolvimento e bem-estar fetal, bem como a própria evolução da gravidez e fatores de risco maternos como doenças infecciosas, hipertensão, diabetes, trombofilia, doenças imunológicas, entre outros .
 
ESTUDO DE DOR
Esta linha de pesquisa visa desenvolver pesquisas clínicas e experimentais envolvendo fisiopatologia da dor e suas repercussões orgânicas, avaliação e mensuração da dor, validação de instrumentos para o manejo da dor, dor aguda e crônica e sistema imunológico, controle da dor e movimento, distúrbios do sono, psicológicos e psiquiátricos comorbidades e dor, memória e dor, estudos clínicos (intervenções farmacológicas e não farmacológicas, bloqueios regionais e neuromodulação) e estudos epidemiológicos em síndromes de dor aguda e crônica, educação em dor, estudos para avaliar a adesão ao tratamento, farmacovigilância e monitoramento de longo prazo efeitos adversos a prazo e uso de recursos eletrofisiológicos para orientar o tratamento.
 
FISIOLOGIA DAS VIAS HISTAMINÉRGICAS CENTRAIS, PATOLOGIAS CRÔNICAS E DOENÇAS RARAS
Esta linha de pesquisa visa investigar aspectos das Neurociências relacionados à Psicofarmacologia, Genética, Neuroimagem, Fenomenologia e prognóstico de condições clínicas; aspectos neurológicos e psiquiátricos das patologias crônicas; e doenças raras. Essa linha faz parte do Programa Estadual de Reabilitação Integral em Doenças Raras da Bahia e visa determinar a epidemiologia, os fatores de risco, o prognóstico, o tratamento e os aspectos relacionados à qualidade de vida das doenças raras no estado da Bahia, outras localidades do Brasil , e outros países em cooperação científica.
 
TRANSTORNOS DE HUMOR, ANSIEDADE, COGNIÇÃO E FATORES RELACIONADOS À SAÚDE QUE INFLUENCIAM A QUALIDADE DE VIDA
Esta linha de pesquisa compreende a investigação de mecanismos fisiopatológicos, aspectos diagnósticos, clínicos, terapêuticos, etiológicos e psicossociais dos transtornos de humor, ansiedade e comorbidades psiquiátricas com doenças clínicas. Inclui também estudos sobre a inter-relação entre aspectos das Ciências Humanas, incluindo a Bioética, no processo saúde-doença, envolvendo minorias e usuários de substâncias psicoativas. Outro objetivo é desenvolver e validar instrumentos psicométricos que avaliem a qualidade de vida e fenômenos subjetivos vivenciados por pacientes, grupos sociais e trabalhadores (incluindo cuidados de saúde).
 
TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO E SAÚDE
Esta linha de pesquisa tem como objetivo investigar o uso de tecnologias aplicadas à saúde e à educação. A empreitada é fruto de uma parceria entre o PPgMS e o serviço de Telessaúde da Secretaria de Estado da Saúde da Bahia (SESAB), referente ao projeto TELEFMB / UFBA. Inclui o desenvolvimento de aplicativos para saúde e educação em saúde, inclusive de autogestão em saúde pelos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Essa linha de pesquisa também pretende incluir ações inovadoras para o ensino de telemedicina e telessaúde nos níveis de graduação e residência, bem como abranger discussões sobre aspectos éticos, legais e jurídicos relacionados ao uso de tecnologias em saúde.
Share