Linhas de Pesquisa

Português, Brasil

ASPECTOS CLÍNICOS E FISIOPATOLÓGICOS DAS RETROVIROSES HUMANAS E OUTROS VÍRUS ASSOCIADOS

A linha de pesquisas tem como objetivos principais estudar HIV-AIDS e infecção pelos vírus HTLV-1 e HTLV-2, , Arbovírus, SARS-COV2 e Tuberculose, envolvendo aspectos de epidemiologia, imunopatologia, diagnóstico, comorbidades, qualidade de vida e tratamento. A linha possui colaborações internacionais.

AVALIAÇÃO FUNCIONAL E REABILITAÇÃO DE DOENÇAS CRÔNICAS

Esta linha de pesquisa investiga os processos relativos à avaliação físico-funcional e às repercussões de intervenções individuais e coletivas que visem à promoção, a prevenção e a reabilitação de pessoas com doenças crônicas. Tem como objetivo explorar os processos que envolvem a análise e avaliação das disfunções e dos métodos e recursos de intervenção clínica em disfunções de pacientes com doenças crônicas, envolvendo ensaios clínicos, revisões sistemáticas e meta-análises.

CLÍNICA E EPIDEMIOLOGIA DA ASMA

Esta linha de pesquisa tem como principais vertentes a investigação clinica e epidemiológica das doenças respiratórias e alérgicas; a identificação e prevenção de riscos futuros para a asma, rinite e co-morbidades; o estudo das evidencias baseadas em saúde

DOENÇA RENAL CRÔNICA, HIPERTENSÃO ARTERIAL E DOENÇAS CARDIOVASCULARES

Essa linha de pesquisa contempla investigações referentes à Doença Renal Crônica (DRC), Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e Doenças Cardiovasculares (DCV).

ESTEATO-HEPATITE NÃO ALCOÓLICA E HEPATITES AGUDAS E CRONICAS E SUAS COMPLICAÇÕES

Esta linha de pesquisas contempla projetos que envolvem as mais frequentes doenças de fígado. As hepatites pelos Vírus B e C e a Esteato-Hepatite Não Alcoólica DHGNA pela sua elevada frequência morbidade são atualmente consideradas um problema de saúde publica

ESTUDO DAS MALFORMAÇÕES FETAIS E DAS DOENÇAS METABÓLICAS E INFECCIOSAS EM PEDIATRIA

Estudos etio-epidemiológicos, clínicos, diagnósticos e terapêuticos de infecções em crianças com objetivos de quantificar a carga de doença, identificar o perfil dos agentes, descrever as características clínicas mais relevantes, apresentar o melhor diagnóstico. Essa linha de pesquisa também estuda as alterações maternas que podem interferir na formação, desenvolvimento e bem-estar fetais, a própria evolução da gestação e os fatores de risco materno como os infecciosos, hipertensão, diabetes, trombofilia, doenças imunológicas, dentre outras. A linha de pesquisa também contempla as alterações de adaptação placentária, como a pré-eclâmpsia e a restrição de crescimento intrauterino e o estudo das complicações nas gestações gemelares monocoriônicas e suas possibilidades terapêutica.

FISIOLOGIA DAS VIAS HISTAMINÉRGICAS CENTRAIS E PATOLOGIAS CRÔNICAS E DOENÇAS RARAS 

Investigar aspectos das Neurociências relativos à Psicofarmacologia, Genética, Neuroimagem, Fenomenologia e prognóstico das condições clínicas, aspectos neurológicos e psiquiátricos de patologias crônicas e doenças raras. Esta linha faz parte do Programa Estadual para Reabilitação Integral em Doenças Raras e busca determinar a epidemiologia, fatores de risco, prognóstico, tratamento e aspectos relacionados a qualidade de vida das doenças raras no estado da Bahia e outras localidades do Brasil e de outros países em cooperação científica.

TRANSTORNOS DE HUMOR, ANSIEDADE, COGNIÇÃO E FATORES QUE INFLUENCIAM A QUALIDADE DE VIDA RELACIONADA À SAÚDE

Compreende pesquisas dos mecanismos fisiopatológicos, aspectos diagnósticos, clínicos, terapêuticos, etiológicos e psicossociais dos transtornos de humor, ansiedade e comorbidades psiquiátricas com doenças clínicas. Inclui os estudos na interrelação entre aspectos das Ciências Humanas, incluindo Bioética, no processo de saúde-doença, envolvendo minorias e pessoas que usam substância psicoativas.  Apresenta também o objetivo de desenvolver e validar instrumentos psicométricos que avaliam a qualidade de vida e fenômenos subjetivos vivenciados por pacientes, grupos sociais e trabalhadores (incluindo os da saúde).    

TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO E SAÚDE

Esta tinha objetiva investigar o uso de tecnologias aplicadas à saúde e educação. É resultado de parceria do PPgMS com o serviço deTelessaúde SESAB, tendo como referência o projeto TELEFMB/UFBA. Inclui-se nessa linha, desenvolvimento de aplicativos para utilização em saúde e educação em saúde, incluindo aqueles de autogestão em saúde por partes de usuários do SUS. Objetiva-se também incluir ações inovadoras para o ensino da telemedicina e telessaúde nos níveis de graduação e Residência, assim como abranger discussões sobre os aspectos éticos, legais e jurídicos envolvidos no uso de tecnologias em saúde.   

Share