Rita de Cássia Saldanha Lucena

Graduada em Medicina em 1988 pela Universidade Federal da Bahia. Residência em Pediatria (1989 e 1990) e em Neuropediatra (1991 e 1992) na Universidade Federal da Bahia. Mestre (1997) e Doutora (2001) em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (PPgMS). Especialização em Doenças Neuromusculares pelo Centre Hospitalier Universitaire Dupuytren-Limoges (1999). Professora Associada III do Departamento de Neurociências e Saúde Mental desde julho/2002. Professora de Neurologia dos cursos de graduação de Medicina e Fonoaudiologia, Professora permanente do PPgMS e consultora do Ministério da Saúde no Programa de Paralisias Agudas e Flácidas. Pesquisadora da DINEP (Divisão de Neurologia e Epidemiologia), Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq, tendo como principais áreas de interesse científico pesquisa clínico-epidemiológica de doenças neurológicas endêmicas e estudos sobre aspectos interdisciplinares relacionados à reabilitação neurológica, com ênfase em motricidade, cognição e linguagem. Coordenadora do NEMO-Núcleo de Estudos em Neuromodulação, Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq com a proposta de difundir informações e realizar pesquisa clínica envolvendo recursos de neuromodulação terapêutica nos transtornos do desenvolvimento. Atualmente coordena Ambulatório de Toxina Botulínica em Paralisia Cerebral e Ambulatório de Doenças Neuromusculares, ambos da UFBA, realiza estudos de intervenção com estimulação elétrica por corrente contínua em déficit motor, dislexia e transtornos da linguagem. Uma parceria com pesquisadores da Harvard deu início em 2013 a um estudo de avaliação de funções cognitivas e desenvolvimento sócio-emocional de crianças de baixa renda na cidade de Salvador. Em 2016, passou a realizar pesquisa sobre aspectos clínico-epidemiológicos da infecção pré-natal por vírus Zika em parceria com a FIOCRUZ-BA, Hospital Sarah e Universidade Harvard.

Linha de Pesquisa:
Fisiologia das Vias Histaminérgicas Centrais