Programas de pós da área de saúde desenvolvem cerca de 100 projetos relacionados à pandemia
São quase cem projetos de saúde voltados à temática específica do coronavírus, em meio aos 163 projetos de pesquisa e extensão mapeados pelo relatório “Impacto da Pandemia da Corona Vírus no Ensino de Pós-Graduação”, recentemente divulgado pelas pró-reitorias de Ensino de Pós-Graduação e de Pesquisa, Criação e Inovação da UFBA.
Destacando a relevância social desses projetos, o Edgardigital dá continuidade à série de reportagens sobre a atuação da pós-graduação da UFBA durante a pandemia, apresentando três iniciativas e suas ações de impactos positivos para a sociedade.
Dentre essas iniciativas o Edgardigital destaca o TeleFMB/UFBA, projeto ligado PPgMS, que presta assistência em diversas especialidades médicas, por meio de teleconsultorias especializadas como foco do projeto Telessaúde e Cuidados em Doenças Crônicas e Doenças Raras no Estado da Bahia, durante e após a Pandemia da Covid-19. Noticiada pelo Edgardigital em abril de 2020, quando foi lançada, a iniciativa conta com a atuação de médicos especialistas e cirurgiões-dentistas estomatologistas.
Realizado pela Faculdade de Medicina da Bahia, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SESAB), o TeleFMB/UFBA representou a primeira experiência de teleconsultoria especializada do estado da Bahia de forma ampla, aprovado pela Resolução da Comissão Intergestores Bipartite – CIB Nº 107/2020. O projeto também foi contemplado pelo Edital FAPESB PPSUS 2020.
Confira a reportagem completa com a lista dos projetos pelo link:
http://www.edgardigital.ufba.br/?p=20866