Novo anticoagulante oral é alvo de pesquisa por grupo de pesquisadores do PPGMS

Português, Brasil
É com muito orgulho que o Professor André Durães, egresso da Faculdade de Medicina da Bahia e egresso do Programa de Doutorado do PPGMS, atual professor permanente de nosso Programa de Pós-Graduação, apresentou no ESC Heart and Stroke 2020, em Barcelona Espanha, os resultados preliminares de sua pesquisa sobre a comparação de um novo anticoagulante oral (noac), especificadamente um inibidor do Fator Xa (Rivaroxana) com intuito de prevenção de eventos tromboembolicos (incluindo avc) e de sangramentos  em pacientes portadores de protese valvar metalica. Trata-se da 1a experiência mundial neste cenário! 
Por mais de 60 anos a única opção disponível eram os antagonistas da vitamina K - sendo a Varfarina o mais conhecido (drogas de perfil farmacológico ruim porque apresentam grande variabilidade individual, interações com varios alimentos e com varios fármacos, importante variabilidade genética, exigindo monitorização contínua dos níveis terapêuticos através da dosagem do RNI. 
A pesquisa significa um grande avanço para a população de pacientes com prótese metálica, em particular os portadores de cardiopatia reumática pela sua elevada prevalência em nosso país, pois os noacs apresentam pouca interação medicamentosa, não exigindo restrição alimentar nem monitoramento dos níveis séricos. 
Esta pesquisa está sendo realizada no Hospital Geral Roberto Santos, onde o Professor é Diretor Médico, e conta com a participação de mestrando do PPGMS e estudantes de iniciação científica do PIBIC.
 
Texto por: Liliane Lins-Kusterer
 
 
Imagem: 
Share