Liliane Elze Falcão Lins Kusterer

Graduada em Odontologia pela Universidade Federal da Bahia (1993), Mestre em Odontologia com concentração em Estomatologia pela Universidade Federal da Bahia (2001), Doutora em Patologia Humana pelo Centro de Pesquisa Gonçalo Moniz / Fundação Oswaldo Cruz / BA (2004), Pós-Doutora em Medicina e Saúde Humana pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde e Saúde Pública (2007), Livre Docente em Bioética pela Faculdade de Medicina da Bahia (FMB-UFBA). Professora Titular da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública de 2005 até maio de 2017, sendo atualmente Pesquisadora Visitante da EBMSP, sem vínculo empregatício. Atualmente Professora em Regime de Dedicação Exclusiva do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da UFBA e professora permanente do Programas de Pós-graduação em Saúde, Ambiente e Trabalho (FMB-UFBA). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Medicina e Saúde (FMB-UFBA). É estomatologista do ambulatório de transplante de fígado na Universidade Federal da Bahia, Hospital Universitário Professor Edgard Santos (HUPES) e do Programa de Residência Multiprofissional, Odontologia Hospitalar do Complexo HUPES. Professora do curso de especialização em Saúde Coletiva com área de concentração em saúde da família voltado para cirurgiões-dentistas pela Universidade Federal da Bahia. Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial. Pesquisadora na área de Qualidade de vida, membro da Sociedade Internacional de Estudos em Qualidade de Vida (International Society for Quality-of-Life Studies- ISQOLS) a da Sociedade Internacional de Pesquisa em Qualidade de Vida ( International Society for Quality of Life Research- ISOQOL), Membro do Comitê de Associados da ISOQoL no biênio 2018-2020. Atua nas seguintes áreas de interesse: qualidade de vida relacionada à saúde geral e saúde bucal em pacientes com doenças crônicas e infecciosas (Hepatites virais, HIV, HTLV) e Qualidade de vida em saúde do trabalhador, Membro fundador e atual coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Educação Transdisciplinar em Bioética (NETBIO) da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, membro da Associação Internacional Schweitzer Lambarene (AISL), França-Gabão. Coordenadora do Convênio Internacional AISL-UFBA. Vice-coordenadora do Comitê de Ética e Pesquisa da Faculdade de Medicina da Bahia. Coeditora do Brazilian Journal of Medicine and Human Health. Membro da Academia de Ciências da Bahia.

Linha de Pesquisa:
1) Transtornos de Humor, Ansiedade, Cognição e Fatores que Influenciam a Qualidade de Vida Relacionada à Saúde 2) Aspectos Clínicos e Fisiopatológicos das Retroviroses Humanas e outros Vírus Associados e 3)Tecnologias Aplicadas à Educação e Saúde