Encontro Nacional da CAPES discute novo sistema de avaliação

Reitores, pró-reitores, coordenadores de cursos de pós-graduação, professores, pesquisadores, secretários e estudantes na área de medicina de todo o Brasil estiveram reunidos para discutir as mudanças no sistema de avaliação dos cursos de pós-graduação no XIII Encontro de Pós-Graduação nas Áreas de Medicina I, II e III da CAPES, cuja abertura aconteceu na noite de 18 de setembro, no auditório do Campus Cabula da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. A solenidade teve início com a apresentação da camerata da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA).

O destaque do primeiro dia foi à palestra “O Sistema Nacional de Pós-Graduação: Atualidades e Perspectivas”, ministrada pela diretora de Avaliação da CAPES, Sônia Báo. Na apresentação, a professora fez um panorama do cenário nacional da pós-graduação, abordando diversas questões, dentre elas o impacto das produções científicas, a colaboração com a indústria, o aprimoramento do sistema de avaliação e propôs reflexões.

O segundo dia foi marcado pelas apresentações orais dos trabalhos selecionados nas categorias de Mestrado e Doutorado. Os temas apresentados pelas Discentes do PPgMS foram “O cART precoce e bem-sucedido normaliza o tempo de sobrevivência em pacientes co-infectados com HIV-HTLV-1” de autoria da Mestranda Fernanda Miranda Lima e “Efeitos da vibração do corpo inteiro na força muscular, conteúdo e densidade mineral óssea e equilíbrio e composição corporal de crianças e adolescentes com síndrome de Down: uma revisão sistemática” de autoria da Egressa de Doutorado Micheli Bernardoni Saquetto.

O terceiro e último dia teve como destaque o debate sobre o tema Doutorado Profissional se Aplica às Áreas de Medicina? composta pela Profª. Helma Pinchemel Cotrim e demais membros convidados.

A Coordenação do Programa de Pós-graduação em Medicina e Saúde (PPgMS – UFBA) , vinculados a área de avaliação da Medicina I, participou ativamente do processo de organização do evento juntamente com os discentes voluntários Inácio Lima Silva Aguiar e Larissa Souza Santos.

Confira a Galeria de Fotos