Histórico

O Programa de Pós Graduação em Medicina e Saúde (PPgMS) da  Faculdade de Medicina da Bahia - Universidade Federal da Bahia há mais de 30 anos vem formando professores e pesquisadores qualificados, e assim contribuindo com a melhoria do ensino e da pesquisa no país. Embora na sua concepção inicial esta pós-graduação tenha sido planejada para formar exclusivamente Mestres em Medicina, há mais de 10 anos forma também Doutores, e é multidisciplinar. O PPgMS tem a participação crescente de profissionais das diversas áreas da saúde, e continua avançando em sua missão de formar mestres, doutores e estimular o interesse pela pesquisa entre os estudantes de graduação da área de saúde.
 
A grade curricular do Programa é composta por disciplinas que estimulam o pós-graduando a desenvolver espírito crítico na avaliação de trabalhos científicos, uso adequado da metodologia nos projetos e análise consistente dos resultados, para que possa publicá-los em periódicos de excelente nível científico. As disciplinas utilizam metodologias que favorecem o conhecimento, desenvolvimento e aprimoramento de habilidades dos alunos do mestrado e doutorado como futuros docentes, possibilitando a integração entre alunos de pós-graduação e graduação.
 
Em parceria com a Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, da Paraíba, formamos 20 alunos do Programa de Doutorado Interinstitucional (DINTER), recomendado pela CAPES.
 
Alunos egressos do PPgMS têm se tornado professores nas várias áreas  da saúde: medicina, enfermagem, nutrição, fisioterapia, entre outras. A grande maioria dos seus trabalhos científicos tem merecido reconhecimento nacional e internacional, pelas importantes contribuições para o entendimento e solução de problemas de saúde. A inserção e reconhecimento internacional do PPgMS também podem ser demonstrados pela frequência com que os docentes do programa atuam como professores e ou pesquisadores  visitantes em Universidades do exterior, e pela frequência com que o programa recebe professores visitantes de Universidades internacionais.
Share