Igor Dórea Bandeira

Graduado com honras em Medicina pela Faculdade de Medicina da Bahia (FMB) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) (2018), sendo laureado com o Prêmio Professor Alfredo Thomé de Britto, oferecido ao formando com máxima distinção em pesquisa durante o curso médico. Realizou parte de sua graduação na Universidade de Sydney (Austrália) pelo programa Ciência sem Fronteiras com bolsa do CNPq entre 2016-2017. Neste período teve oportunidade de cursar disciplinas de pós-graduação, concluindo o programa de Mestrado em Brain and Mind Sciences da instituição (non-degree). Doutorando em Medicina (área de concentração em Neuropsicofarmacologia) pelo PPgMS-UFBA. Colabora como pesquisador com o Núcleo de Estudos em Neuromodulação (UFBA), Youth Mental Health and Technology Research Program (Universidade de Sydney) e Laboratório de Neuropsicofarmacologia (UFBA). Tem experiência no desenvolvimento de ensaios clínicos envolvendo recursos de estimulação cerebral não-invasiva (TMS e tDCS) em neurologia e psiquiatria, utilização de cetamina e seus enantiômeros para o tratamento de transtornos mentais refratários, assim como participou de projetos em e-Health e e-Mental Health. Durante período no exterior trabalhou como pesquisador assistente no Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de Sydney. Como uma de suas funções, auxiliou na tradução e adaptação cultural para o português da Mental Health e-Clinic, plataforma online construída com o propósito de fornecer acesso a serviços de saúde mental a populações jovens e ou que vivam em áreas remotas da Austrália. Trabalha atualmente como médico para o Ministério da Saúde do Brasil, promovendo ações na atenção primária à saúde de populações vulneráveis. Exerceu também cargo de Site Monitor do Principles and Practice of Clinical Research da Harvard T.H. Chan School of Public Health, curso de treinamento em pesquisa clínica desta instituição. Suas principais áreas de atuação envolvem psiquiatria, saúde pública, liderança, educação médica, ensaios clínicos e utilização de novas tecnologias em saúde mental. (Texto informado pelo autor)

Lucas de Castro Quarantini
Ensaio clínico de fase II, randomizado, duplo-cego, cruzado, controlado por placebo para avaliar a eficácia de dose única de arketamina intravenosa como terapia adjuvante para depressão bipolar